O Coletivo Mães na Luta é um movimento social de abrangência nacional voltado para a defesa da maternidade e infância livres de violência. Formado por centenas de mães de todo o Brasil, o Coletivo foi criado em 2016 por mulheres atravessadas por disputas de guarda litigiosas, ameaçadas no exercício da sua maternidade, no contexto da violência doméstica e familiar, e da violência institucional de gênero perpetrada pelo Sistema de Justiça.

Longe de se tratar de “casos isolados”, o Coletivo representa parte de um quadro estrutural mais amplo de mulheres vítimas do chamado abuso pós-separação, que consiste no prolongamento da violência contra a mulher mesmo após o rompimento do relacionamento abusivo. Utilizando-se, por um lado, do Sistema de Justiça e, por outro, dos filhos em comum, os agressores tomam a maternidade como alvo. Nesse contexto, as Varas de Família tornam-se o epicentro do prolongamento da violência doméstica/familiar, mais precisamente da violência vicária (quando os filhos são instrumentalizados para atingir a mulher), muitas vezes impulsionada pelos próprios agentes públicos operadores do Direito, configurando a chamada violência institucional de gênero do Sistema de Justiça. Ao invés de proteger mulheres e crianças/adolescentes vítimas de violência – inclusive sexual –, os agentes públicos tornam-se estes também autores de violência, descredibilizando denúncias e negando direitos humanos básicos às vítimas.
O Coletivo Mães na Luta acolhe mulheres que vivem essa batalha e sofrem esses tipos de violência, fornecendo diariamente orientações que salvam vidas. O Coletivo avança ainda na ação política coletiva, buscando promover mudanças estruturais para a sociedade brasileira. Acreditamos na mudança e lutamos por ela!
Apoie o Coletivo Mães na Luta!
Ajude-nos no enfrentamento à violência contra mulheres e crianças/adolescentes!
Doe agora!

Pix (CNPJ): 44038323000140